Transformação digital: o Brasil como terra de oportunidades e novos negócios
Várias pessoas ainda olham com certa dúvida quando o assunto é a transformação digital no Brasil. É verdade que temos muito a progredir em relação a isso. Porém, nem tudo pode se resumir a notícias pessimistas: há um grande potencial no quesito gestão da inovação. Caso você possua alguns questionamentos, continue a leitura e entenda […]
Várias pessoas ainda olham com certa dúvida quando o assunto é a transformação digital no Brasil. É verdade que temos muito a progredir em relação a isso. Porém, nem tudo pode se resumir a notícias pessimistas: há um grande potencial no quesito gestão da inovação.
Caso você possua alguns questionamentos, continue a leitura e entenda como viramos uma terra de oportunidades!
O caminho sem volta da transformação digital
A transformação digital pode ainda não ter ocorrido em todas as empresas do país. Mas, sem dúvidas, elas sabem que, em algum momento, isso será necessário. A prova disso é o que uma pesquisa apontou: 46% das empresas de varejo acreditam nas tecnologias digitais como alteração radical à sua velha maneira de fazer negócios.
á no mercado financeiro, 53% contam com uma estratégia bem definida de transformação digital. Eles também afirmam que haverá uma grande mudança em relação à forma como atuam hoje.
Um levantamento concluiu que, até 2021, as tecnologias de transformação digital devem movimentar cerca de R$ 250 bilhões. Esse montante envolve os programas relacionados à Internet das Coisas (IoT), Big Data, Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Segurança da Informação, entre outros. Ou seja, não ter uma gestão de projetos digitais faz com que as empresas percam dinheiro e espaço no mercado.
Temos muito potencial
Você se lembra que, no início deste artigo, comentamos sobre a desconfiança das pessoas no que se refere à transformação digital do Brasil? Então, segue aí uma informação que pode surpreender: ocupamos o 2º lugar no ranking de maturidade digital no mundo, ficando atrás apenas da Índia!
Uma explicação para isso é que nosso país conta com diversas empresas novas, as quais adotam desde o começo iniciativas digitais em seus processos. Ao ter organizações assim, os resultados com a transformação digital são bem melhores do que quando comparados à culturas enraizadas e em processo de estagnação.
Além disso, é sempre bom levar em consideração que temos um país com 139 milhões de usuários conectados à internet, sendo que 122 milhões estão presentes em, ao menos, uma rede social.
Tal volume fez com que o mercado nacional investisse mais de R$ 390 bilhões em serviços de dados, banda larga e comando por voz no ano passado. É uma cifra impressionante, não é mesmo?
Transformação independe do tamanho
É importante lembrar que a transformação digital não ocorre apenas em empresas ligadas à tecnologia. Qualquer negócio, independente do seu porte e segmento, pode se posicionar digitalmente.
Porém, esse posicionamento vai muito além de estar presente na web. Ele precisa de uma completa imersão tecnológica, que inclui a complexidade de repensar processos, modelos de negócio e experiência do cliente.
É bem verdade que as grandes mudanças devem acontecer aos poucos, de acordo com o ritmo de cada empresa. Conciliar a ânsia por inovação com o planejamento do negócio é essencial para não atrapalhar as atividades. Leve em conta ainda que transformações são dinâmicas. Sendo assim, é preciso manter os pés no chão para evitar tropeços no caminho e gastos desnecessários.
A sua empresa já está preparada para dar o próximo passo em direção à transformação digital? Divida a sua vivência de mercado com a gente!